domingo, 9 de novembro de 2008

SÓ O SENHOR É IMPORTANTE

Assim falou INRI CRISTO:

"O meu PAI, SENHOR e DEUS, único ser incriado, Supremo CRIADOR e único SENHOR do Universo, é o único ser digno de adoração e veneração. Causa e princípio de tudo, Ele é o único ser perfeito, o único CRIADOR: onisciente, onipotente e onipresente na sua criação.

Em verdade, em verdade vos digo:

Só o SENHOR é sábio
Só o SENHOR é inteligente
Só o SENHOR é lógico
Só o SENHOR pode tudo
Só o SENHOR é infalível
Só o SENHOR é verdadeiro
Só o SENHOR é justo
Só o SENHOR é confiável
Só o SENHOR é excelso
Só o SENHOR é santo
Só o SENHOR é eterno...

Enfim:

Só o SENHOR é que conta.

Quando vês num ser humano uma das virtudes enunciadas, ou qualquer outra que seja, o mérito não está nele e sim no SENHOR, que derramou sobre ele um lampejo de luz. Sede vigilantes, pois, para não cairdes no grotesco erro que consiste em considerar, admirar e até idolatrar a criação desconsiderando e até desprezando o CRIADOR, pois CRIADOR e criação são indissociáveis.

Por exemplo: se tu vês alguma formosura em tua companheira mulher, ou tu, mulher, em teu marido, e ambos em vossos descendentes ou em qualquer ser vivente que vos circunda, regozijai-vos e lembrai-vos do CRIADOR: estais vendo um sinal veemente e vivo da manifesta presença divina.

Em qualquer coisa cuja beleza agrada teus olhos ou teus ouvidos, lembra-te de que nada é senão o reconhecimento inconsciente da viva manifestação da divindade que encantou tua alma ou teu espírito. Conscientiza-te, pois!

Quando tu te extasias ante a beleza do desabrochar duma flor, da plumagem, da melodia e do canto dos pássaros, da noite estrelada ou enluarada, do dia ensolarado, do riacho de águas cristalinas que murmura, do mar calmo ou agitado..., não os adore; deves lembrar primeiro do CRIADOR, DEUS, que é quem criou todas essas coisas, e deves dar graças a Ele por as ter criado e por ter te agraciado com olhos e ouvidos saudáveis, propiciando-te contemplar o magnífico espetáculo que é a criação divina.

Quando vês a eloqüência do orador, o talento do artista, a sapiência do inventor, a intuição sensitiva do descobridor, a habilidade do esportista, a destreza do músico, a sagacidade do filósofo, a inteligência do sábio... deves lembrar antes de tudo que DEUS é quem emprestou para eles uma chispa destas virtudes que só Ele possui.

Tu podes admirar a criação, mas unicamente na condição de criação, não te olvidando jamais de DEUS, que a criou, e que somente a Ele devemos adorar. Idolatrar qualquer manifestação da natureza, qualquer obra divina, qualquer ser humano é tolice, e mais que tolice, erro, e mais que erro, pecado, e mais que pecado: é o pecado maior, o pecado absoluto, o supremo insulto a DEUS; é a negação do primeiro mandamento, a negação da absoluta primazia do Supremo CRIADOR na tentativa consciente ou inconsciente de colocá-lo abaixo da sua criação.

Por isso, na sua infinita bondade, Ele avisou e está sobejamente expresso nos registros das sagradas escrituras para que ninguém cometa este abominável pecado e coloque-se à mercê do terrível castigo infligido pela lei divina:

"Eu sou o SENHOR, vosso DEUS; não fareis ídolos para vós, nem imagens de escultura, nem levantareis colunas, nem na vossa terra poreis alguma pedra insigne para a adorardes. Porque Eu sou o SENHOR, vosso DEUS... Se andardes conforme os meus preceitos, se guardardes os meus mandamentos e os praticardes, Eu vos darei as chuvas nos seus tempos, e a terra dará o seu produto e as árvores se carregarão de frutos. Comereis o vosso pão à saciedade e habitareis na vossa terra sem temor... Se, porém, Me não ouvirdes e não observardes os meus mandamentos, se desprezardes as minhas leis e não fizerdes caso das minhas ordenações, de sorte que não façais o que por Mim foi prescrito e torneis vão o meu pacto, Eu vos tratarei desta maneira: visitar-vos-ei prontamente com a indigência. Baldadamente semeareis a vossa semente, a qual será destruída pelos vossos inimigos. Porei a minha face contra vós; caireis diante dos vossos inimigos e sereis sujeitos aos que vos aborrecem; fugireis sem que ninguém vos persiga... Se ainda depois disto não Me ouvirdes, mas procederdes contra Mim, também Eu procederei contra vós com furor inimigo e vos castigarei com sete pragas por causa dos vossos pecados, até o ponto de comerdes a carne de vossos filhos e de vossas filhas. Destruirei os vossos altos, e quebrarei as vossas estátuas. Vós caireis entre as ruínas dos vossos ídolos e a minha alma vos abominará..." (Levítico cap.26 vers.1 a 30).

"...o ídolo, obra das mãos humanas, é maldito, ele e seu autor; este porque de fato o fabricou, e aquele porque, sendo uma coisa frágil, foi chamado deus" (Sabedoria cap.14 vers.8).

"Porque o culto dos ídolos é a causa, o princípio e o fim de todo o mal" (Sabedoria cap.14 vers.27).

"Ficarão fora (do reino de DEUS)... os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira" (Apocalipse cap.22 vers.15).

E, em verdade, em verdade vos digo: a auto-idolatria, que é um resumo do orgulho, empáfia, auto-exaltação do ser humano na busca de louvores por títulos, obras ou realizações, denota flagrante tacanhez, mesclada a mesquinhez, mediocridade e loucura, ou absoluta ignorância da lei divina, posto que nada é realizável sem a anuência e consentimento do ALTÍSSIMO, o Supremo CRIADOR.

"Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; eu não darei a outro a minha glória, nem consentirei que se tribute aos ídolos o louvor que só a mim pertence" (Isaías cap.42 vers.8).

Só o SENHOR é importante.

O SENHOR é um só."

Nenhum comentário: